segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Creche e segundo Teste da Orelhinha

Hoje acordamos cedo para levar o papai no trabalho e na correria fomos fazer a matrícula na creche, deu tudo certo, estou otimista que ela vai se adaptar fácil, na verdade não quero pensar muito nisso agora.

Na hora do almoço comeu três colheres de sopa da papinha, hoje de batata, abobrinha, cenoura, um pedacinho de tomate, salsinha, alho e cebola, além do agrião e um pouquinho de sal. Comeu ainda de sobremesa a sua primeira papinha da nestlé, he he, uma papinha de ameixa para ver se ajuda no intestino, pois ela nem todo dia tem feito cocô. Dei um tempo no mamão que estava dando todo dia e realmente funciona.

À tarde fomos à fonoaudiologa fazer novamente o teste da orelhinha, pois ele é feito ao nascer, com seis meses e com um ano e está tudo bem, graças a Deus, nossa pequena está sapeca e risonha, apesar de um pouco resfriada, já que todos na casa pegaram refriado por causa do calorão e das chuvas, ainda bem que ela não se abateu e está com uma carinha bem sapequinha, he he. Seguem fotinhas que eu adoro:

P1030100

P1020938

 P1030091

P1020902

sábado, 29 de janeiro de 2011

Inicio das papinhas salgadas

Júlia iniciou as papinhas salgadas no almoço a dois dias atrás (dia 27.01), mamãe fez uma sopinha com legumes, batata, cenoura, abobrinha, salsinha e agrião, que foi a hortaliça que achei e um dentinho de alho. Na sexta preparei batatinha com couve, um pouco de salsinha e alho e hoje coloquei abobrinha, cenoura e batatinha, couve e caldinho de feijão. Na indicação da pediatra seria um carboidrato mais uma hortaliça mais caldinho de feijão mas fiquei sem coragem de dar o caldinho assim de cara. Hoje coloquei um pouco, estava bom, ela comeu três colheres de sopa e como foi com o leite no começo, não sabe quando parar, come, come até a gente dizer chega.

Eu acho que ela come até bem, mas está confuso quanto encaixar as mamadas, percebo que as vezes ela dá uma reclamada querendo leite mesmo, durante o dia, mas fico sem aquela rotina estabelecida que tinha com as “de três e três horas”. Fora que com as frutinhas a Júlia passou a não fazer cocô todo dia, tive que incluir mamão todo dia para ela evacuar e tem parecido sempre que ela faz muita força, ou tenta e não consegue fazer, saindo o cocô mais durinho.

Fora isso, ela não tem tomado bem o suquinho da manhã, me forçando a recorrer a uma papinha de frutas para ficar tranquila de que está bem alimentada.

Ontem fui à psiquiatra por causa do enorme peso que senti após a maternidade chegar, me sinto angustiada e tem vezes que não consigo controlá-la de modo que ela chega a atrapalhar a minha vida, além disso sinto desânimo e irritação. Os maus pensamentos que tenho são incontroláveis, tenho pensamentos de alguma coisa de ruim acontecendo com minha filha, ela adoecendo, quebrando algo, alguem fazendo alguma maldade, enfim é uma tortura, quero estar na vida dela pra proteger e controlar tudo, para que tudo seja perfeito mas isso nao é possível, a médica me disse que quando temos filhos nao temos garantia de que eles vão viver, morrer, dar tudo certo, a vida é assim, mas achei que ela me falar isso não foi legal. É claro que eu sei que a vida não dá garantias e eu pensei bem em tudo isso antes de engravidar, meio que eu deixei nas mãos de Deus pois sempre quis e quero muito minha filha, mas só ele mesmo para a gente ficar tranquila pois esse pensamento que a vida é assim, é cruel. O bom foi que ela me indicou pra psicoterapia e apesar de eu não saber se conseguirei me expressar, me expor, talvez seja bom, principalmente porque faltam duas semanas pra Julia começar na creche e eu já sinto doer meu coração. Ser mãe é pesado pra mim por que eu amo muito esse serzinho e não consigo me desvencilhar da tarefa de controlar a vida dela em cada segundo, para que nada de mal a aconteça, mas na verdade esse não é o papel que Deus quer pra mim, nem pra ela. É difícil, tomara que a psicoterapia ajude…

Cópia de P1030603

domingo, 23 de janeiro de 2011

Curtindo o fim de semana

Na sexta-feira, dia 21.01.2011, surgiu o primeiro dentinho de leite de nossa Júlia. A mamãe notou apenas à tarde e ela apesar de ficar o tempo todo coçando, não pareceu sofrer muito com o nascimento desse dentinho. Aparentemente, ele fica na boquinha do lado esquerdo, na parte de cima, na posição quase de canino, talvez seja um canino.

Quanto às papinhas a mocinha já está começando a aumentar as quantidades, tem comido e bebido um pouco mais nesse fim de semana, ainda bem.

No sábado, acordou cedo (como sempre, he he), deu um passeio no condomínio com o papai (tomando banhinho de sol, com direito a chapeuzinho). E depois, ainda pela manhã ficou assistindo tv (Bob Esponja que ela adora) com o pai (segue foto dos dois na cama).

À noite, recebemos a visita de alguns amigos, A Rosa, Kleber e o Rhyan, a Solange e o Danilo e foi muito divertido, conversamos bastante, rimos muito, beliscamos e jantamos, a comida estava boa e a companhia mais ainda. A Júlia foi dormir cedo, mas aproveitou, mesmo assim, um pouco o pessoal. Seguem as fotinhas…

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Retrospectiva da amamentação

Hoje me peguei lendo os arquivos do blog. Agora que a Julia fez cinco meses eu reli e pude me olhar criticamente. Apesar da amamentação ter sido difícil, errei ao resistir tanto ao complemento. Ela estava tão magrinha que não sei como não enxergava que ela chorava era de fome mesmo.

Ainda bem que fiz exames e ela não estava desnutrida, havia engordado ao menos um pouco, mas a minha ilusão quanto à pega, quanto à falta de força dela pra sugar, tudo isso eu li em algum lugar e achei que estava acontecendo, quando na verdade era a fome que fazia meu bebê ficar muito tempo ao seio.

Graças a Deus a médica me assustou e deu o complemento, por que por mim era questão de tempo até ela se adaptar e puxar corretamente o leite quando na verdade eu é que não tinha leite suficiente.

Quando fiquei tranquila com relação ao complemento, pude perceber que não é o fim do mundo não ter leite suficiente e a gente pode continuar amamentando ou caso não consiga manter a amamentação, deixar de amamentar, que nem por isso somos menos mães.

Tentei de tudo, relactação, mamadeira avent da philips que não deixa desmamar (airflex) e hoje percebo que valeu a pena, nesse ponto eu acertei pois ela ainda não desmamou, ainda mama o peitinho mais complemento.

Engordou mês passado com o leite mais complemento (cerca de 50% cada um) um kilo e 100 gramas. Na consulta com a pediatra no dia 10 de janeiro, ela estava com 7 kilos e 66 cm, bem acima da média de altura.

A médica liberou as papinhas de frutas e suquinhos e estou já dando para ela que gostou muito, menos da maça raspadinha, he he.

Daqui alguns dias entra a papinha salgada e assim ela estará adaptada na creche que entrará no mês que vem e ao que parece, na creche a comida é bem pouco amassada, ela tem que se adaptar a mastigar mesmo. Ai ai… já estou sofrendo por antecipação com essa separação, sem contar que ela precisa dormir sozinha, coisa que não faz quando estou por perto, mas por culpa minha que deixei de fazer ela dormir sozinha.

O tempo passa muito rápido, a gente vai deixando e quando vê já tá quase na hora de voltar e a licença maternidade tá acabando.

Espero que essa adaptação seja fácil para ela, pois sei que pra mim não vai ser.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Viagem e Ano novo

A viagem valeu muito a pena. É verdade que o "sangue puxa" pois a Júlia adorou os avós. Foi muito bom vê-lá tão bem integrada na família do papai como na da mamãe.

Também foi ótima nossa comemoração do Ano Novo, uma ceia simples como mostra as fotos, mas muito gostosa, estava muito, muito bem feita. Minha sogra arrasou. Júlia demorou a dormir devido aos fogos, mas depois que pegou no sono, foi de boa. No almoço recebemos a visita da Tia Jeta(tia do Júlio), tivemos a companhia do meu pai (na ceia ele não se faz presente devido seu estado de saúde) e conversamos muito, foi divertido.

O retorno da viagem foi muito cansativo, saímos de lá as 14:00 e chegamos aqui as 01:30 da manhã, achei a volta foi mais calma e mesmo parando para a Júlia mamar foi tranquila. Ela ficava ora brincando comigo, ora dormindo. Sem dúvidas, a viagem foi cansativa para todos e no finalzinho dela, na ida e na volta, a Júlia deu uma reclamada, não é fácil ficar na mesma posição durante várias horas, mesmo dormindo.

Hoje nós fomos visitar a casa do Papai Noel aqui na cidade, fomos cedo, por volta das 18:00hs e enfrentamos um solão de horário de verão, digno de praia. Tiramos umas fotinhas e voltamos pois estava muito calor, além de lotada a aldeia do papai Noel. Também almoçamos na casa do Tio Michael e tia Lú, para comemorar o aniversário da Vovó Marlene (PARABÉNS!!!).
Abaixo seguem as fotos da Júlia no Ano Novo.

Exibir álbum

O Ano Novo da Júlia

EXIBIR APRESENTAÇÃO DE SLIDES
BAIXAR TUDO